Bloco do Beco 2017

Enredo: Moro, num país tropical…

Um país de paradoxos… No Brasil, “tá sobrando bandido…” E faltando … Tudo! Mas é, carnaval… E a origem do carnaval? as festas pagãs ocorrem pelo mundo afora, assim chamadas por não serem promovidas pela Igreja Católica, que mandava em tudo na Idade Média e até recentemente, inclusive na política. No Brasil, tivemos inicialmente as Folias de Reis que deram origem aos Ranchos Carnavalescos, com suas “embaixadas” ou a sua corte. Os Ranchos depois viraram Escolas de Samba, adequando o ritmo do samba, para poderem desfilar pelas ruas das cidades, como as Folias de Reis faziam pelas roças… O Palhaço da Folia de Reis é o passista das Escolas de Samba. O Estandarte é a bandeira da Escola, as fantasias são comuns as duas festas… Ainda hoje, cada bairro, ou cada comunidade, vai pra rua para mostrar sua cultura, suas tradições no carnaval. Isto, com ou sem policiamento ideológico, porque o outro tipo de policiamento hoje é muito importante… Com patrulha o “Samba Crioulo Doido” iria virar “Samba Afro-descendente” com Problemas Psiquiátricos”. Com a judicialização atual do Brasil, não bastaria João Roberto Kelly mudar a marchinha “Cabeleira do Zezé”. Ele seria processado por homofobia. E o samba “Assassinaram os Camarão”? É claro que o culpado é o Lula… O carnaval, assim como qualquer festa, é uma celebração da vida. Pode-se fazer a festa para comemorar uma boa colheita, assim como para pedir uma. Por isso, os problemas são e têm que ser retratados com alegria no carnaval. Pode ter até mais alas, mais contrários.
A característica principal dos Blocos Carnavalescos e também as Bandas Carnavalescas é a picardia. O Bloco do Beco tem história para contar… Dos temas polêmicos, das ameaças e… deixa pra lá! Parafraseando o que dizia uma velha raposa da política, O Beco vem de longe… A maior qualidade do brasileiro é lutar para tentar superar os problemas que não faltam. Sem ódio e sem perseguição é mais fácil…
Esse ano o Bloco do Beco vem mascarado… O mascarado pode ser qualquer um: eu, você, o Lula, O Moro ou outro qualquer. Você escolhe! Afinal é carnaval… A Suprema Festa Nacional! Morô?

Samba de Enredo

Autores: Mamão, Tonhão e Carioca


Oh! Meu Senhor,
Demorou mas o bicho pegou
A coisa ta ficando feia
Tá sobrando bandido
E tá faltando cadeia

Lá em Bangu
Não cabe mais ninguém
A lava-jato está correndo perigo
Tem vagabundo se dando muito bem
E o Cabral se arrependido
O Supremo virou briga de cachorro
Até parece o tribunal do morro
Espero que Deus nos acuda
Estão querendo mandar
O Sérgio Moro pra Papuda

Lá lá lalaiá lalaiá
Que legal
Moro num país tropical