Filosofando e “Convite amigo”, são duas das composições mais marcantes da cidade. Ao lado de “Se eu fosse feliz”, “Nosso ídolo (Jairo)” e “Tristeza pé no chão”, são sempre lembradas quando o assunto é samba. Mas pouco se conhecia sobre outras músicas de Ciuffo, que durante parte de sua vida participou, como compositor, da Escola de Samba Turunas do Riachuelo. A qualidade estética daquelas duas obras me incentivou a pesquisar a obra de Ciuffo, que permanecia inédita. Mas graças à prodigiosa memória de Luizinho (Luiz Moacir do Santos), da velha guarda do Turunas do Riachuelo, e ao zelo de Nilton Cocada, que antes de falecer registrou algumas músicas do amigo Ciuffo em uma fita cassete e deixou com Vera Ciuffo, filha do compositor, foi possível resgatar um importante material. A partir daí, registrar essa obra em CD e disponibilizá-la para comunidade juizforana passou a ser um objetivo meu.

Ao conhecer as músicas de Ciuffo, o cantor Roger Resende, vencedor do primeiro festival de intérpretes de Juiz de Fora, também se empolgou com a ideia de registrá-las e apresentou o projeto junto à Comissão municipal do Incentivo a Cultura, obtendo parte substancial dos recursos para a gravação do disco.

O resultado aqui está, fruto da dedicação de pessoas que têm de pessoas como bandeira e vêem o registro da obra dos grandes compositores de Juiz de Fora como um exercício de cidadania.

Faixas do Cd

1- Últimos versos
2- Orgia
3- Cidade secular
4- Fuga
5- Homenagem a Ernani Ciuffo / Convite amigo / Homenagem ao Turunas
6- Força Destino
7- Errar é natural
8- Madrugada
9- Deu a louca na mulher
10- Sejamos sensatos
11- A Ela
12- Pedido aos céus
13- Filosofando